terça-feira, 3 de novembro de 2009

A Evolução do Ensino da Aritmética e Outras Reflexões

Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...

Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas..

Hoje as crianças e os adolescentes primeiramente têm de saber o que é cidadania, sexo seguro com apetrechos eróticos, igualdade racial, igualdade de gêneros, dívida social, dívida histórica, inclusão digital, semântica socialmente correta, etc.

Leiam relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada comprei um produto que custou R$15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.

Tentei explicar que ela deveria me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos, enquanto o gerente tentava explicar ... e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?

Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim (usando só Reais, isto é, abstraindo-nos das diferentes moedas, em cada época, porque não é o que nos interessa aqui):

1. Ensino de matemática em 1950:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00.O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:

( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00.

Está certo?

( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro: (Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00)

( )R$ 15,00 ( )R$20,00 ( )R$40,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

7. Em 2010 vai ser assim:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro: (Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00) (Se você é afro descendente, especial, indígena , homossexual ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)

( )R$ 15,00 ( )R$20,00 ( )R$25,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

Joao H. G. Short

Um comentário:

  1. É..as coisas estão estranhas mesmo....O problema, muitas vezes, é que adotamos políticas aplicadas a outros países que não valem para nossa realidade. Como "tudo o que bvem de fora é melhor" assim dizem, mergulhamos no modo de vida do outro sem nos darmos conta de que é necessário olharmos para nossa realidade e pensarmos de acordo com ela!!! Ao fim e ao cabo acabamos no mar de confusão deixando de pensar para apenas "copiar e colar"..melhor dizendo REPRODUZIR!!!!

    ResponderExcluir